Companhia foi auditada para renovação da certificação do Grupo ENGIE no mundo.
A ENGIE Brasil Energia recebeu a recertificação da Norma ISO 37001 de Gestão Antissuborno, que abriga uma série de regras internacionalmente reconhecidas, com o objetivo de auxiliar as empresas em seus programas de compliance, prevenção de suborno em operações e processos, assim como em atividades de todos os seus parceiros de negócio.
A Companhia foi auditada como parte da certificação mundial da ENGIE, com práticas internas analisadas e certificadas pela empresa internacional Eurocompliance, com sede em Paris, cumprindo todos os requisitos da Norma, entre eles: identificar não conformidades para implementação de ações corretivas, realizar auditorias e monitoramentos internos frequentes, estabelecer procedimentos para prevenir a oferta, fornecimento ou aceitação de qualquer ação que caracterize suborno, entre outros.
“Estamos muito orgulhosos em conquistar essa certificação e fortalecer as práticas de governança do Grupo ENGIE. Esta é mais uma conquista que comprova nosso compromisso com a integridade como imperativo de negócio, demonstrando aos nossos stakeholders a preocupação em assegurar que todas as nossas ações estejam alinhadas aos mais altos padrões internacionais de ética” destaca Eduardo Sattamini, Diretor Presidente e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.
Além das políticas que abordam os temas de conformidade empresarial, a ENGIE desenvolve treinamentos e campanhas de conscientização anuais para seus colaboradores a fim de garantir a implementação, o monitoramento e o controle de práticas transparentes e íntegras, bem como consolidar a cultura e os valores da Companhia.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.
No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10 GW em 69 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui quase 97% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída e possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, iluminação pública, monitoramento e gestão de energia. Contando com 3 mil colaboradores, a ENGIE teve no país em 2020 um faturamento de R$ 13,3 bilhões.
A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Além disso, pelo terceiro ano consecutivo a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
Já o Grupo teve em 2020 uma receita de 55,8 bilhões de Euros e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros ((CAC 40, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe, Euronext Vigeo Eiris – Eurozone 120/Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG, MSCI Europe ESG, Euro Stoxx 50 ESG, Stoxx Europe 600 ESG, e Stoxx Global 1800 ESG).
Informação para Imprensa | Edelman Brasil
Adrieli Garzim – adrieli.garzim@edelman.com – +55 11 97406 8751
Camila Cordeiro – camila.cordeiro@edelman.com