Hoje, com a seca e as variações climáticas mais recorrentes, se torna – cada vez – mas urgente a Gestão Sustentável da Água para que as propriedades rurais não percam produtividade e ganhos. E dentro dessa lógica, duas empresas construíram uma parceria que leva ao Campo soluções de Manejo e Tecnologia dentro do Modelo de Pastagem Irrigada. Aquasolo, Indústria especializada em produtos de irrigação e energia solar, de Santa Catarina, e a Geoplan, Consultoria técnica especializada em ILP (Integração Lavoura Pecuária) e em planejamento forrageiro, do Rio Grande do Sul, perceberam que juntar suas expertises levaria maior eficiência no manejo do gado e resultados eficazes com a produção de uma pastagem altamente nutritiva.
A implantação do modelo de Pastagem Irrigada, traz ao produtor um aumento consistente da produtividade, a diminuição do Ciclo de Abate e a redução do custo final da produção, e por isso aumenta o ganho final. Esse modelo de manejo torna a propriedade mais competitiva e o produtor com a melhor gestão dos Riscos inerentes ao setor. Segundo Rudimar Bruder, o investimento em sistemas de irrigação deve ser olhado pela perspectiva do retorno que a gestão da água traz à propriedade. “Todo o projeto de irrigação deve levar em conta o modelo de manejo e as características dos recursos naturais da propriedade para que se possa obter a melhor eficácia e o menor consumo de energia”, explica Bruder.
A AQUASOLO oferece a melhor tecnologia israelense que leva a lógica da gestão sustentável e de preservação hídrica de Israel, que é hoje o maior pólo de pesquisa e desenvolvimento dessas tecnologias no Mundo, pois 80% de suas terras são áridas e a água é escassa e, por essa razão, preservar e cuidar são ‘mantras’ dessa tecnologia.
Já para o Engº Agrônomo Cristiano Costalunga Gotuzzo, sem esta gestão ‘holística’ da água e da sua preservação nas propriedades não há como manter a produtividade e a qualidade de forma sustentável. “O produtor precisa olhar sua propriedade como uma grande engrenagem onde tudo deve estar funcionando de forma colaborativa para que seja possível o uso responsável dos recursos naturais e sua necessária preservação”, salienta Gotuzzo.
A implantação do modelo de Pastagem Irrigada, traz ao produtor um aumento consistente da produtividade, a diminuição do Ciclo de Abate e a redução do custo final da produção. O ganho real é muito variável por conta das diferenças entre categorias de animais, mas pode chegar a 3.000 kg por hectare de pastagem irrigada, assim como é possível verificar que o produtor pode triplicar a carga animal, comparada a mesma pastagem sem irrigação. Este modelo de manejo torna a propriedade mais competitiva e o produtor com uma gestão dos Riscos muito melhor.
SOBRE AQUASOLO – Fundada em 2008 em são João do Cedro/SC, pelo empresário Rudimar Bruder, formado em Tecnologia de Alimentos e com especialização na Alemanha em agricultura e pecuária 2004 /2005, a missão da empresa é desenvolver soluções técnicas na área da Irrigação a partir de equipes qualificadas, garantindo aos clientes a confiabilidade dos Produtos e Serviços com o objetivo de aumentar a produtividade, a diminuição de custos e respeito ao Meio Ambiente. Atua hoje, nos estados de SC e RS.
SOBRE GEOPLAN – Fundada em 2006 em Piratini/RS, pelo Engº Agrônomo Cristiano Costalunga Gotuzzo, produtor rural, instrutor do SENAR e consultor do Programa Juntos para Competir. A empresa iniciou prestando serviços de Agrimensura e Georreferenciamento de imóveis rurais e Projetos Agropecuários. Desde 2008, o foco é a consultoria técnica em pecuária de corte em planejamento forrageiro, atuação forte em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária e Controle Biológico de Pragas em Lavouras de soja e milho com uso de drones.
INFORMAÇÕES A IMPRENSA: Kátya Desessards | +55 (51) 99135.2404 | katya.desessards@gmail.com